quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Todos erraram

Dorival Jr. não é mais profissinal do Santos Futebol Clube. O técnico foi demitido após ter anunciado que não escalaria Neymar para o confronto de logo mais, contra o arqui-rival Corinthians. Dorival quis mostrar que ele manda tardiamente. 

O ex-técnico do Peixe começou a cair meados de maio, de lá pra cá a cada dia ficava claro que ele tinha perdido o rumo das coisas. Cito dois episódios que o Dorival começou a perder as rédias. O primeiro foi quando ele afastou o Mádson por ter chegado atrasado à concentração. Só foi os meninos (André Neymar e PH Ganso) fazerem birrinha dentro de campo para o técnico voltar atrás e reintegrar o baixola. Outro caso, foi quando ele solicitou concentração dos solteiros um dia antes dos casados, isso durou apenas um jogo, pois os meninos conseguiram passar por cima dele e a diretoria fez o técnico voltar atrás. Por que nestes episódios não bateu o pé e mostrou quem manda, Dorival? Se nestes dois casos, tivesse mantido sua decisão, certamente teria moral dentro do clube a situação não chegaria ao ponto que chegou. Fora outras coisas que não quero falar por aqui. 

Falando do episódio com o Neymar. Dorival tinha todo o direito de pedir a punição de 15 dias ao moleque, pois o jogador errou feio. Mas, por que não fez o pedido na 5ª feira pela manhã? Por que demorou quase 48 horas para comunicar à diretoria da sua decisão? A diretoria do Santos errou aí, deveria ter demitido o técnico no sábado e acabava logo com a história. Errou e o fato foi ganhando suspense a cada dia. Domingo, Neymar, por livre e espontânea vontade, foi a Campinas, participou da reza antes do jogo contra o Guarani, assistiu ao jogo no estádio. Na segunda-feira foi reintegrado pelo treinador. Todos pensavam o que? Dorival Junior vai escalá-lo para o clássico? Não. Engano de todos. Junior em coletiva disse que o menino estava fora. 

Neymar, Dorival Junior e diretoria erraram. O jogador por ter xingado o técnico, o treinador por ter demorado dois dias para dar sua opinião a respeito e a diretoria por ter atendido ao pedido de suspensão por tempo indeterminado do atleta. Peço aos torcedores do Santos que não culpem o Neymar. Ele cometeu um erro gravíssimo? Sim, lógico. Mas, não é o moleque que decide as coisas. Se querem culpar alguém que seja a diretoria e não o jogador. Que desde a suspensão acatou tudo da melhor maneira possível e não teve qualquer atitude que o condenasse. Mas, que fique claro, eu e a torcida estaremos de olho nele. Espero que tudo isso tenha trazido boas lições e que ele não se ache o dono do Santos Futebol Clube. Porque se o fizer, eu serei a primeira a repudiar tal atitude. 

Eu quero estar enganada, espero do fundo do meu coração que o técnico não tenha feito o que fez com outras intenções. Porque se fez, cairá no meu conceito. Apesar de ter restrições com o trabalho dele dentro de campo, sempre o achei um homem honesto, de caráter, probo. Não passa pela minha cabeça que ele tenha feito o que fez para forçar sua demissão. 

Quero agradecer ao senhor Dorival Silvestre Junior por ter reparado um erro que cometemos com Wesley, por ter tirado o Felipe do gol e ter lançado o jovem e promissor Rafael, pela ousadia com que montou o time do primeiro semestre, por ter feito a alegria da nação santista por um bom tempo, por ter resgatado o futebol arte. Mas, o tempo dele no clube já deu. Desde sábado eu vinha dizendo via twitter, não havia mais clima para a permanência dele. Que ele siga seu caminho e seja feliz onde for. Obrigada, Dorival! 

Hoje, chova canivete, estarei la na Vila Belmiro apoiando o SANTOS FUTBOL CLUBE, porque o clube está acima de qualquer um de nós. Vamos apoiar, galera! 

6 comentários:

  1. Isso ae Fê! [mitou outra vez rs]
    Agora mais que nunca estaremos de olho no Neymar!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, eu já acho que ele forçou a barra sim e isso vai vir a tona em breve....pode anotar!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, você descreve todo o caso com uma sensatez digna de dar inveja a muitos jornalistas, eu inclusive. Confesso que fiquei chateado com o Dorival Junior, cuja contratação recebi com entusiasmo, mas que aos poucos foi se desintegrando como técnico e líder. Parabéns pelo texto. Um beijo.
    Odir Cunha

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente é legal encontrar um santista que além de torcer, gosta de pensar o Santos Futebol Clube. Discutir o que está debaixo das fotos e por trás da notícia sempre me fascinou e acredito que pra vc também. Legal isso... parabéns.

    Vou dar a minha interpretação dos fatos.

    Como vc própria disse, tudo começou com a primeira crise em meados de maio que foi o atraso do Madson. Todos sabem que o baixola passava por um momento dificil na vida que era a sua separação. Acredito que o Dorival deveria ter tido uma atitude mais amiga e conversado com o baixola. Tenho certeza que naquele momento o grupo de meninos estaria enxergando nele um verdadeiro líder. A sua atitude de simplesmente afastar o jogador como se fosse um contagioso, provocou no grupo um descontentamento e repúdio a pessoa. É como se um(a) jovem tremendamente apaixonado(a) por alguém e esse alguém a(o) deixe e ao conversar com o pai ouve: - Vai arrumar um trabalho que isso cura !! Quando vc espera um ombro, leva uma patada... nao é por aí, acredito.

    O segundo caso foi a concentração de solteiros. Mais uma vez o Dorival Jr. perdeu a chance de ser adotado como um líder. Nao se pode fazer distinções de estado civil num grupo de jogadores. Todos estão no mesmo barco... o goleiro casado ao atacante solteiro passando pelo meia separado. Todos ganham, todos perdem. Ficou nítido e cristalino que o mesmo tinha criado ali a sua turminha de jogadores e que os moleques tinham que crescer. Dorival tem na memória que recém-chegados das categorias inferiores devem sofrer o pão-que-o-diabo-amassou para virarem homens, mas nao se pode tratar desiguais de forma igual. Ganso e Neymar sao diferenciados e sabem disso, a questão é saber controlá-los.

    O terceiro é último caso foi mal-conduzido pela diretoria e pelo técnico. Todas essas coisas anteriores que aconteceram, aliada a perda do companheiro Ganso, explodiram na cabeça do garoto naquele fatídico jogo. O mesmo assumiu pra si toda a responsabilidade de levar o time ao título. Suponho que amigos disseram: - É agora mano !! Os penaltis perdidos e a chance de redenção, de levar o time ao título diante da sua torcida vieram a cabeça do menino que explodiu. E foi justamente nessa hora que o autoritarismo e falta de jogo de cintura do treinador se fez valer. O Dorival conduziu como um garoto essa estória toda. As atitudes de Neymar e Dorival foram de dimensões diferentes porém de mesma força e olhe que os dois estão separados por mais de 30 anos de experiência.

    Embora o considere um bom treinador, falta-lhe preparo para lidar com jogadores consagrados e como trabalhar sobre pressão. Nao é um grande problema quando vc trabalha num time pequeno, mas absurdo num time grande. As suas experiências em equipes grandes relatam isso. Para mim ele teve a grande sorte de ter tido o melhor Santos na mao dos últimos 30 anos. Qualquer um que lá estivesse faria o mesmo, era só motivar e deixar a equipe jogar. Wesley foi reinventado por Antonio Lopes, Robinho a diretoria trouxe, Andre só jogou pq a diretoria nao conseguiu trazer o Souza que ele queria, Pará na lateral pq a sua indicacao - Maranhao - negou fogo...

    E a diretoria... bem, a diretoria demorou demais pra avaliar isso. O Odir é testemunha minha que há muito tempo digo que o Dorival Jr. estava cumprindo hora-extra no Santos. Mantê-lo até a final da Copa do Brasil poderia ser alvo de planejamento tático, mas um furo n'agua para planejamento estratégico.

    Espero que a diretoria fique mais esperta, contrate logo apoio psicológico pra esses jogadores e que caminhemos para nossa tao sonhada terceira estrela.

    Santos... sempre Santos.

    Uma dica... dá uma olhada nesse video. Que ele seja a inspiração do nosso time a partir de hoje.

    http://www.youtube.com/watch?v=Bj9fvgfO6yE

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! Parabéns pelo texto e extrema lucidez por tudo o que escreveu aqui. Deveria servir de referência para um monte de jornalistas "cheios de moral" apontando os dedinhos ( alguns destes sujos de processos, veja só!) para o Neymar e embarcando na onda do Renê Simões.

    Bom, a polêmica com o neymar já havia encerrado quando da primeira nota oficial do SantosFC, que deixava claro o apoio ao treinador, à punição e reiterava a confiança no caráter do Neymar. E ponto final.

    Portanto, vamos parar com essa história de "Neymar derrubou Dorival". Isso não existe. A falta de habilidade do ex-técnico do Santos em gerenciar conflitos e um grupo é notória - como você citou os episódios do MADson e a concentração casados/solteiros. Cito também a história com o Giovanni, que foi mal conduzida pelo Dorival, mas aquilo tal episódio não ganhou muita projeção porque o time estava bem, era a moda do Brasil e etc e tal.

    O que veio depois daquela nota foi invenção do Dorival. Eu também não quero desconfiar do caráter do sobrinho do Dudu, mas tem muita coisa estranha, alguém no juízo perfeito não agiria assim. Ou Dorival foi muito ingênuo ( queda de braço, dando ouvido para outros treinadores e "amigos", "ele ou eu") ou tem bamb...digo, boi na linha.

    Triste fim da trajetória de Lourival no Santos. Nunca gostei dele como técnico, mas da forma como a saída dele aconteceu me deixou triste. Triste porque é o nome do nosso Santos envolvido em uma polêmica, ao meu ver, exagerada e desnecessária; triste pelo linchamento que estão fazendo com o Neymar - parafraseando o Luizinacio, "nunca antes na história deste país" eu vi um garoto causar tanto ódio, inveja, falso moralismo; e triste, finalmente, pelo Dorival, que me decepcionou como treinador.

    Ás vezes acho que o garoto de 18, 19 anos é ele, Dorival, e não os demais meninos.

    Bjs!

    PS: Hoje Marquinho vai fazer um gol, levantar a camisa e leremos a mensagem: "Valeu, pai!" uhauhauha! =D

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita!
    Torço muito pelo Santos na próxima rodada!
    Pode golear o inter.
    :)
    Bj

    ResponderExcluir