segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Era esperado

O Santos perdeu por 2 a 1 para o Ceará, na casa do adversário. A equipe da Vila Belmiro novamente jogou mal. Para o leitor(a) que não viu o jogo ter idéia, nem o "Monstro" Arouca esteve bem. Os únicos que fizeram alguma coisa foram Neymar e Keirrison, que desencantou, marcando seu primeiro gol com a camisa santista. Vai, K9, queime minha língua, mostre que estava errada quando disse que você não vai encaixar no time. Pará, Alex Sandro e Edu Dracena foram muito mal. Os laterais no segundo tempo deixaram "as costas" escancaradas. Já, o zagueiro ficou olhando Magno Alves e Geraldo (autores dos gols do Ceará) cabecearem. Roberto Brum foi outro que deixou a desejar. O lance do segundo gol foi em cima dele. Magno Alves desconcentrou o volante pelo lado esquerdo e conseguiu chegar tranquilamente até a linha de fundo e cruzar a bola.

Qualquer pessoa que entende um pouco de futebol sabia que desde o jogo do Goiás (o primeiro depois da contusão do craque Ganso), a situação do Santos no Campeonato Brasileiro seria difícil. Sabia também que a partir daquele momento, o Neymar teria que "empurrar" o time do Santos. Para piorar, Marquinhos, o substituto de Ganso, caiu de produção. O ano de 2010 do Santos está mais que ganho. O time deu muito mais do que o mais otimista torcedor podia esperar no final do ano passado. O que fazer agora? 

Planejar 2011. O time precisa ser reestruturado. O encanto do primeiro semestre acabou, agora é remodelar para o ano que vem. Testar jogadores da base, realizar variações táticas, ou seja, usar o que resta do Brasileirão como laboratório para 2011. Paralelo a isso, analisar quem serve para ficar. Tem jogador do elenco que está fazendo hora-extra no Santos, tirando o lugar de jovens promessas. O Santos historicamente é conhecido como o clube que utiliza jogadores da sua base. 

Dorival Junior - Falando especificamente da partida de ontem, na minha opinião, o treinador teve uma grande parcela na derrota. Primeiro ao tirar Zé Love do banco. Não que o atacante seja um craque, muito longe disso, mas ele vem ajudando, sendo mais útil que Marcel, escolhido pelo técnico. Segundo, Dorival, sacou o Pará para colocar Maranhão em seu lugar, deixando o Marquinhos "morto" fisicamente em campo. 
Fico até sem jeito para escrever, pois considero Dorival uma pessoa de caráter formidável, algo raro de se ver no meio futebolístico atualmente. Mas, na minha visão, o técnico santista peca na montagem do time e na hora de substituir. Concordo que faltam peças, mas ontem com as poucas que tinham, ele conseguiu piorar o time. O Santos não existiu no segundo tempo. A bola não rolava no meio de campo. O Dorival vem realizando substituições previsíveis, não ousa. 

Para o confronto contra o Atlético Goianiense, quarta-feira (15/09), às 19h30, na Vila Belmiro, Santos não terá Durval e Arouca, que tomaram o terceiro cartão amarelo ontem. Quem sabe, o técnico não resolva ousar, nos surpreendendo positivamente. Fosse eu Dorival Jr., recuaria o Marquinhos para segundo volante, deixaria o Zezinho, mesmo ele não atuando bem nos últimos jogos e entraria com três atacantes: Zé Love, Keirrison e Neymar. 

Pedir para os santistas não abandonarem o time, comparecerem no jogo, incentivar é muito? Acho que não, né? Ir na boa, quando o time dá show, espetáculo, a galera vai. Na hora que as coisas não estão indo bem, o time cai de rendimento, fogem? Torcedor santista, mostre que eu estou enganada. Eu estarei lá, e você? 

Um comentário:

  1. Nao é hora de colocar novos moleques... Alan Patrick e Thiago Alves que alguns defendem a entrada nao suportarão a pressao. O jogo contra o Atlético-GO é decisão de campeonato se o Santos nao ganhar o bicho vai pegar. As vaias na Vila sao muito mais eficazes devido a distância com o jogador e o jogador novo sente mais.

    E outra... o prazo de validade do Dorival Jr. expirou. Daquela cartola nao sai mais coelho... e foram poucos, hein. O elenco está desmotivado e começando a rachar... é preciso um choque de gestão.

    Com a palavra a diretoria...

    ResponderExcluir